sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Louvor ouro Para o "Apogeu Poético Clássico"



Parabéns poetisa Maria Maria João De Sousa!!!
AVL a saúda pelo excelente desempenho em todos os apogeus...
Receba nossas homenagens e respeitosos parabéns!Bjos

APOGEU POÉTICO CLÁSSICO 
Tema: Causas Sociais
Homenageando o Mestre António Aleixo
Patrono: Manuel Maria Barbosa du Bocage
Académica: Maria João Brito de Sousa.
Cadeira: 06
A Torpe Sociedade onde Nasci
I
Ao ver um garotito esfarrapado
Brincando numa rua da cidade,
Senti a nostalgia do passado,
Pensando que já fui daquela idade.
II
Que feliz eu era então e que alegria...
Que loucura a brincar, santo delírio!...
Embora fosse mártir, não sabia
Que o mundo me criava p'ra o martírio!
III
Já quando um homenzinho, é que senti
O dilema terrível que me impôs
A torpe sociedade onde nasci:
— De ser vítima humilde ou ser algoz...
IV
E agora é o acaso quem me guia.
Sem esperança, sem um fim, sem uma fé,
Sou tudo: mas não sou o que seria
Se o mundo fosse bom — como não é!
V
Tuberculoso!... Mas que triste sorte!
Podia suicidar-me, mas não quero
Que o mundo diga que me desespero
E que me mato por ter medo à morte...
António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."
As minhas glosas ao poema do Mestre António Aleixo
I
Ao ver, duma criança que brincava,
Do gesto, a natural vivacidade,
Senti que desta vez me emocionava
"Pensando que já fui daquela idade."
II
E que alegrias tive... ou que loucura!
Fui poeta-menina, ardi, qual círio,
No verbo em chama, ao som da partitura
"Que o mundo me criava, pr`ó martírio."...
III
Depois, já crescidinha, é que entendi
A força que há num rio que alcança a foz
Tão farto como o meu, tal como o vi,
"De ser vítima humilde ou ser algoz..."
IV
Mas se, hoje, me norteia a poesia,
E, em quaisquer tribunais, me sinto ré,
Sei bem que culpa alguma sentiria
"Se o mundo fosse bom - como não é!"
V
E, sem hesitação, escolho o meu norte!
Eu quero lá saber de quem me diga
Que oponho corpo e alma a quem me obriga
"E que me mato por ter medo à morte..."!
Maria João Brito de Sousa - 10.11.2015 - 15.10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário