sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Evento |: Apogeu Poético - Moderno Tema - Natal **Por Ana Sofia Carvalho






Evento |: Apogeu Poético - Moderno
Tema - Natal 
Patrono : Florbela Espanca
Acadêmica: Ana Sofia Carvalho
Cadeira : 20


O MEU NATAL É A TUA FELICIDADE!

Pediram-me que escrevesse sobre o Natal, o que fiz especialmente para o apogeu. E não foi fácil; tenho sempre dificuldade em escrever sobre um tema que me seja imposto, porque prefiro que sejam os sentimentos e não a mente a escolher as palavras.
Contudo, nenhuma época do ano é mais inspiradora que esta - a azáfama das gentes com os preparativos, as decorações, os presentes, a gastronomia, o reencontro com a família -; a alegria frenética das crianças, o espírito generalizado de harmonia, solidariedade, paz, amor; a fé restaurada em todas as coisas e alimentada pela proximidade do novo ano; as cores, as luzes, a neve; uma espécie de alquimia emocional e natural que atinge tudo e todos, qualquer que seja a predisposição. Foi assim que logrei conceber o meu humilde poema.
Contudo, à data de hoje, em que me preparava para o rever e publicar, desapareceu estranhamente da pen onde julgava tê-lo gravado. Esforcei-me até à pouco por reconstituí-lo; porém, em vão. Talvez o cansaço de um dia extenuante de trabalho, falta de inspiração, sei lá...
A verdade é que, faltando pouco mais de meia hora ( no horário do Brasil) para o termo do prazo, nada tenho que seja digno da efeméride que a AVL pretende assinalar, dos olhos dos meus distintos confrades e confreiras e do meu próprio espírito auto crítico.

Estava quase a desistir quando subitamente me veio à memória uma frase escrita numa dedicatória de um livro sobre Rodin com que me presentearam há uns anos atrás:
" O meu Natal é a tua felicidade!".
Decidi de imediato fazer dela o tema, ou melhor, a síntese desta minha publicação ( sem embargo de recuperar, assim que possível, o que preparei com cuidado para este apogeu, ao estilo clássico).

Se cada um de nós, individualmente, transformar esta frase em realidade não haverá um único ser humano infeliz este Natal ( imparidades improváveis àparte...), não concordam?
É pois esse o meu voto para todos nós: que façamos alguém feliz este Natal!
BOAS FESTAS!

ASC

Nenhum comentário:

Postar um comentário