domingo, 6 de dezembro de 2015

EVENTO : MEU BERÇO MEU ORGULHO * ANA SOFIA *



EVENTO : MEU BERÇO MEU ORGULHO

Patrono: Florbela Espanca 
Acadêmica: Ana Sofia Carvalho
Cadeira : 20


Foi em terras de além mar, para lá da Taprobana
Nasci em Cahora Bassa, região moçambicana.
Mas veio a independência, cedo me vim embora,
E ao Tete não voltei, infelizmente, até agora.

Regressada a Portugal, em Porto de Mós eu morei,
Vila pequena e serrana, más recordações guardei.
Mas da infância dífícil, lembro algo com agrado:
O seu singular castelo, numa colina elevado !

Depois, com a puberdade, quando a família ruiu,
Minha mãe, não muito longe, a vida reconstruiu.
Fui bem feliz em Leiria, que é a minha cidade,
Aqui cresci, fiz-me adulta, criei afinidade.

Mais tarde fui p'ra Coimbra, cidade onde estudei,
Na universidade magnífica, fantásticos anos passei.
Capital da Beira Litoral, espelhada no Rio Mondego,
Ali fui estudante e feliz, mas não aceitei emprego.

Regressei à minha cidade, capital da Estremadura,
Tem um rio chamado Lis e o castelo é a assinatura.
Tenho cá família e amigos, foi aqui que me casei,
Às vezes sinto-me estrangeira, mas por aqui me fiquei.

Vivo hoje bem perto, noutra cidade pequena,
Chama-se Marinha Grande, faz-se uma vida serena.
É terra de indústria vidreira, e fica ao lado do mar,
Mas é apenas um sítio p'ra morar e trabalhar.

De todos estes lugares sou, mas a nenhum eu pertenço,
Mas saber de onde me sinto, é coisa em que não penso.
Considero-me portuguesa, com uma costela africana,
Sou cidadã do mundo, e para o mundo sou "Ana"!

ASC © - reservados todos os direitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário