domingo, 6 de dezembro de 2015

EVENTO : MEU BERÇO, MEU ORGULHO. Maria Aparecida



EVENTO : MEU BERÇO, MEU ORGULHO.
Patrono : Jorge Amado.
Acadêmica : Maria Aparecida.
Cadeira :28.


HISTÓRICO:
Por volta da metade do século passado, já as terras que hoje constituem o Município de Santana do Deserto, eram ocupadas por Fazendeiros, que , oriundos de terras vizinhas, dedicavam a cultura de café e a criação de gado bovino. Quando em 1853, era erguida a capela que tinha por protetora a Santa que deu o nome ao então "Distrito de Paz de Santana do Deserto", ao lado do seu fundador, o capitão Cândido Ferreira da Fonseca, já outros fazendeiros e agricultores ocupavam a região. Duas importantes Fazendas situavam na região: A Fazenda de Santana e a Fazenda do Deserto. Formado o Distrito, a princípio, com terras das duas Fazendas, dando origem ao topônimo de Santana do Deserto.

A ocupação do território, hoje compreendido nos limites do Município, tem seus fatores determinantes intimamente ligado à história dos Municípios vizinhos, pois destes saíram os primeiros ocupantes e moradores da região. A necessidade de novas terras para o cultivo de café e para o pastoreio do gado, levaram para a região muitos agricultores e criadores, que antes de meros aventureiros, eram prósperos ruralistas de outras terras. Entre outros, destacam-se o Barão de Juiz de Fora , José Machado da Costa e Leandro José Fraga.
''''''''''MEU BERÇO MEU ORGULHO''''''''''''''''
Eu nasci em Minas Gerais 
tenho orgulho de ser mineira
na cidade de Santana
de pessoas trabalhadoiras..
cidade do interior
de um povo acolhedor
gente que e gente bacana
que transmite muito amor..
foi la deixei minha infância
cheia de fantasias
mudei para Juiz de fora
mas não deixei de amar
aquela cidadezinha...
'BY Cidinha Almeida'
......01/12/2015....

Nenhum comentário:

Postar um comentário