segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MEU BERÇO MEU ORGULHO * MOACIR LUIS ARALDI*



MEU BERÇO MEU ORGULHO

Patrono: Gonçalves Dias
Acadêmico: Moacir Luís Araldi
Cadeira 01


Rio Jacuí
Entre as lembranças que tenho da infância que vivi em Pinheiro Marcado, interior do município de Carazinho esta o Rio Jacuí.
Era, na verdade, uma das nossas opções principais de diversões.
Não tínhamos energia elétrica e isso limitava muitas coisas, mas a contrapartida a natureza nos propiciava. O Jacuí, sempre cercado por morros e mata e com suas águas, na época, limpas a ponto de ser potável ao natural, nos recebia todos os dias para boas horas de lazer.
Era, também, um ponto de encontro com amigos nos finas de semana. Nado, futebol aquático, eventualmente passeios de canoa e pesca. 
A exuberância da natureza em seu entorno sempre foi marcante. Fauna e flora preservadas. Árvores avançam sobre seu leito tentando abraça-lo efusivamente.
Ainda nos encontramos, diminuiu a frequência, mas continuamos amigos fiéis. 
Eu tive que sair de lá em busca da sobrevivência. Volto sempre que dá. Tem horas que penso que o rio até chora como eu. Ele sente saudade também, tenho certeza. Fala pouco, mas quando suas águas me tocam sei que quer dizer o quanto fomos felizes e ainda somos.
Ele nunca quis e nem precisou sair de lá. Espero que sempre seja assim. 
Por tantos motivos. Por trazer tantas lembranças e saudades tenho certeza que este é o rio que nunca represarei, este é o rio da vida. É também, meu berço e meu orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário