sábado, 5 de dezembro de 2015

PROJETO MEU BERÇO MEU ORGULHO *MARIA JOÃO BRITO DE SOUSA*



EVENTO : MEU BERÇO, MEU ORGULHO

Ao Conselho de Oeiras. Ao Estuário do Tejo.

Patrono: Manuel Maria Barbosa du Bocage
Académica: Maria João Brito de Sousa 
Cadeira: 06


SIMBIOSE

Nas águas do meu rio, no ponto exacto
onde o mar num abraço o recebeu,
me espelho e nesse amplexo me retrato
e sou muito mais rio do que sou eu...

Mas sou também pinheiro, erva do mato,
rochedo, alga-marinha, azul do céu,
vento que rodopia em desacato,
molécula de ar puro, haste que ardeu

Na terra a onde me sou, se me relato
no que em mim nasça do que em mim morreu
e no mais que, de meu, guarde em recato,

Qual mastro vertical, sangue ou troféu,
nessa fusão maior, sublimo o gato
que morre a defender um chão que é seu!

Maria João Brito de Sousa - 31.10.2015 - 21.31h

Nenhum comentário:

Postar um comentário