sexta-feira, 18 de março de 2016

aniversário de um ano da AVL. Por Por José Manuel Cabrita Neves








Patrono : Antero de Quental
Académico : José Manuel Cabrita Neves
Cadeira : 07

A AVL E EU


Decorria o ano de 2014 e, quase diariamente, como ainda hoje o faço, escrevia os meus poemas que depois postava em diversos grupos do Facebook, sendo um deles, o GRUPO INTENÇÃO & GESTOS. Desde sempre me cativou este grupo pois em cada poema que lá postava, recebia carinhosamente um extenso e maravilhoso comentário feito pela sua administradora a poetisa Maria Ivoneide Juvino de Melo, que dia a dia me deixava mais preso pela simpatia deste grupo.
Por volta dos finais de Fevereiro de 2015, sou surpreendido com um convite para me tornar membro de uma Academia Virtual de Letras, a ser criada nos dias seguintes. Sem saber o que dizer pois além de ser uma situação completamente nova e para mim, uma área inteiramente desconhecida, sentia ao mesmo tempo ser uma grande oportunidade e uma grande honra, tornar-me um académico, que para além da pompa que esse lugar implica, também arrasta consigo um peso de responsabilidade para dar cumprimento às exigências de uma rotina diferente da que tinha anteriormente.
A sete de Março de 2015, dá-se o grande acontecimento e é finalmente criada a Academia Virtual de letras do Grupo Intenção & Gestos, Hoje designada por AVL e começa a surgir a necessidade de criar normas de conduta e soluções administrativas o que graças à colaboração de alguns poetas se foram criando condições para levar de vencida a batalha do cimentar de um projecto tão ambicioso quanto a força e a perseverança da sua presidente, a grande e incansável guerreira Maria Ivoneide Juvino de Melo.
Hoje, apesar de fazer apenas um ano, a AVL já é uma adulta no campo da arte da escrita onde tem grande realce pela diversidade de poetas que a compõem, escrevendo cada um, da forma que sabe e gosta, o que lhes vai na alma, enriquecendo o panorama da poesia que já chega a vários milhares de leitores, espalhados pelo mundo da lusofonia.
Hoje também a sua legalização está praticamente concluída, passando a figurar como uma entidade de pleno direito jurídico, onde os seus académicos têm salvaguardada a paternidade legal dos seus escritos.
Sou apenas um académico, um dos operários que diariamente procura engrandecer a obra AVL, a menina que vai celebrar o seu primeiro aniversário no próximo dia 7 de Março de 2016 e que eu quero felicitar com esta minha singela homenagem.
Parabéns AVL, parabéns Maria Ivoneide Juvino de Melo.

José Manuel Cabrita Neves
01-03-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário