domingo, 4 de setembro de 2016

APOGEU POÉTICO MODERNO - TEMA NATUREZA – FRANCYO DIAS

Patrono: Nelson Rodrigues
Acadêmico: Francyo Dias
Cadeira 34
Apogeu Poético - Moderno
Tema : Natureza

A NATUREZA

Naturalmente
Eu sempre me vejo de olhos fechados
Tentando entender a essência da vida
A natureza de tudo
Da beleza prateada do plenilúnio
Do faiscar do ouro no raiar do sol
E da impetuosidade da ventania
Admirando tudo, encantado
Naturalmente

Eu me pergunto: porque?
O verde vai se diluindo em cinzas
As águas se turvando, poluindo-se
O ar vai se solidificando em partículas
E o nosso ambiente, fica meio...
Meio sujo...
Meio limpo...
Ou completamente indefeso
Quando barragens se rompem
Afogando rios, envenenando o mar
Eu me pergunto: porquê

É da natureza humana
Destruir para construir
Extinguir para recriar
Desfazer para refazer
Ser assim, um semideus
Sem Deus, nem dogma
Essa insatisfação inata
É da natureza humana

Viva a natureza
Faço desse meu grito uma obra de arte
Afinal o que mais importa?
Se a vida parece mais bela
Sendo superficial
Abstendo-se do natural
Sei que um dia a humanidade
Ainda exporá em uma tela
Este planeta sem vida
Sob o título “Natureza Morta”
E algum idiota aplaudirá e gritará
Ao apagar do sol, no Armageddon
Viva a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário