segunda-feira, 14 de maio de 2018

HOMENAGEM DA AVL AO DIA DAS MÃES 2018

      Com carinho, gratidão, amor e alegria a AVL comemorou nesse domingo 13/05/2018 o "Dia da Mães".

Patronesse: Helena Kolody
Acadêmico: Davyd Vinicius
Cadeira: 01

[Amor de mãe é uma coisa só]

O primeiro passo para a vida,
o primeiro toque, o descobrir do amor.
Cai, chora, cuida.
Dá um beijinho pra sarar.
Te envolve, abraça forte,
se preocupa se você não chega.
Leva o casaco, o guarda-chuva, leva o protetor...
Te dá uma bronca se você não estuda,
vai conversar com o professor.
É coisa de pãe, é coisa de mãe, é coisa de vó.
Pode até ter filho que não entende,
mas Amor de mãe é uma coisa só.
(Davyd Vinicius)
Patrono: Vicente de Carvalho
Acadêmico: Elísio Mattos
Cadeira: 15

Uma lágrima, uma dor
Cadê mamãe ???

Preciso da minha mãe
Só ela entende meu olhar 
Só ela sabe exatamente porque choro... 
Se é por dor ou por fome de amor
Preciso dela para secar minha lágrima 
Somente com seu olhar 
Preciso que ela decifre o mundo 
Onde me sinto perdido 
Me mostre o caminho
E me ajude a caminhar 
Preciso da minha mãe por que sei que ela 
É a pessoa mais forte que Deus me deu 
E a que mais me amou 
Quantas vezes eu a vi renunciar 
As coisas que eram dela 
Para me beneficiar 
Meu olhar estar turvo, não estou conseguindo encontrar 
Deus !!! 
Onde minha mãe está ???

Poetólogo
Elísio Mattos O Escritor
O Lord


Patronesse: Clarice Linspector
Acadêmica: Vânia Maria
Cadeira: 46

Mãe

Mãe esplendorosa
Lume do meu ser
Distante dos meus olhos 
estás, mas jamais esqueço
o brilho do teu olhar.
Estás sempre a guiar-me
como uma estrela cadente.

Mãe tu és a fonte de amor e luz.
Tu és a flor que enfeita
o jardim de minha alma.

Mãe 
Um amor imensurável
Que ultrapassa o tempo
da saudade.

Vânia - Alma Poética
Direitos autorais preservados
Lei 9.610/98
Patrono: Gonçalves Dias
Acadêmica: Elaine S Santos
Cadeira: 40

Acróstico Amor de Mãe...

Amor puro e verdadeiro
Manso capaz de serenar o coração
Ornando nosso viver
Repleto da mais linda emoção

Divina e encantadora
Esplendorosa e especial, és tu

Mulher iluminada, mãe que gera 
Ama, conforta e consola
Entre todas, única e sem igual

Elaine S Santos
Direitos reservados pela Lei 9610/1998.

Patrono: Álvares de Azevedo.
Acadêmica : Amy Book
Cadeira : 12

Mãe, é sinônimo de ternura,
Um ser cheio de compaixão,
Parece um anjo de candura,
De tão grande seu coração.

Supera todos os obstáculos,
Para proteção de sua cria,
Parece que tem até tentáculos ,
Para quem ameaça a tirar sua alegria.

Submete-se a situações constrangedoras,
Ao garantir sua família em harmonia.
Mulher guerreira, e batalhadora,
Em casa, ou no trabalho, mantém a sintonia.

Mãe quando chora, não é de fragilidade,
E sim, por muito acúmulo de tristeza,
Esquecendo de si, e de sua vaidade,
Devido às dores e suas profundezas.

Não carrega nenhuma magoa no coração,
Aproveitando diversos tênues de momentos,
E cada ensejo, obtendo sua explosão. 
Mãe sempre tem razão, em seus argumentos.

MÃE, é sempre MÃE...
Amy Book
Direitos autorais reservados®
FELIZ DIA DAS MÃES
PATRONO –Fernando Sabino
ACADEMICA – Marilene Alagia de Azevedo
CADEIRA - 39

TEU LEGADO!

No reino da criação
Ao fazer-te ..
Deus deve ter te dito
Tu terás todos os direitos
A começar ser Mãe de Cristo.

E assim ele te fez
O poder a escolher
De criar e recriar
De ferir e de curar

E não estando contente
Deu-te a força junto ao poder
Para quem não acredite
Te olhar e entender
Que com o passar dos anos
Tu ainda estas no poder.

Ah! Se pudesse explicar
Imensurável tarefa
Que tu a fazes sem pressa
Sem demonstrar a coragem
Das fases que atravessas.

Falas sorrindo e chorando
As vezes de mágoas e dor
Outras abraças feliz
Para lhe demonstrar tanto amor
E sem perceber o tamanho
Desse amor sem pudor.

É o legado deixado
De misturas de sentimentos
No teu ventre alimentado
Trás ao mundo com tua a luz
O filho abençoado!
Marilene Azevedo



Patrono: Ferreira Gullar.
Acadêmica : Maria Ivoneide Juvino de Melo

Tributo

Com olhos do coração abrandaste-me
conduziu meu caminhar com firmeza , 
devotou-me imensurável amor,força
e com a bravura de um leão:

defendeu-me
protegeu-me
reservou-me
preservou-me

Pintou as telas, as mais belas
Norteou a passagem da felicidade
Coloriu encheu de graça e ventura

Doou-me

Viva,
Sinônimo de alegria, risos E serenidade.
Apresentou-me à cumplicidade e a ternura
À sua sombra minhas dores se apagavam

Morta,
Dar-te-ia minha vida para ver-te
Receber de ti todos os abraços
Balbuciar meu nome afagar meus cabelos

De ti ouvir uma palavra apenas uma....
Sua doce voz a me chamar de filha
Receba mamãe meu amor indissolúvel
Eterno e minha saudade
Na esperança de um reencontro,
Mantenho-me viva
Beijos... beijos ...
De sua filha que te ama .

Ivoneide.

Lei 9.610/98
Patrono: J. G. de Araújo Jorge
Acadêmica: Maria S. P. SIlva
Kainha Brito
Cadeira: 14

Mãe Uma Dádiva

Eis que Deus nos deu essa dádiva 
Uma mãe para nos acompanhar
E desde que nos sente no ventre
Seu amor começa a transbordar
Quão grande é o amor de uma mãe 
Daria sua vida para a do filho salvar

Mãe! Que palavra mais doce e linda
Ela é o anjo mais amável na terra
Protege seu filho com muita garra
Se precisar ela enfrenta uma guerra
O seu amor é forte e incondicional 
Corrige, mas perdoa se o filho erra

Ah! Que presente divino é esse ser
Como é intenso e profundo seu amor
Quantas noites ela passa insones
Sufocando em seu peito uma dor
Quantas lágrimas pelo filho amado
A quem guarda em seu peito acolhedor

Não há quem quebre a força desse amor
Também não há quem o possa aquilatar
Não há quem mensure até onde ele vai 
Nem o quanto uma mãe possa lutar
Não há quem tribute a ela o seu valor
Ela é inigualável em matéria de amar

Kainha Brito
Direitos Autorais preservados

Patrono: Érico Veríssimo
Acadêmico: Soares Barbosa
José Luiz Soares Barbosa
Cadeira: 42

UMA BOA HORA

Cansada, pesada
pernas inchadas
e bexiga pressionada
Ansiosa e preocupada 
Ela sabe que a hora é chegada

Palavras de incentivo e carinho
vão floreando seu caminho
Um beijo do amor de sua vida:
Que Deus lhe conceda uma boa hora!
Eu te aguardo aqui minha querida

As rodas da maca correm o corredor gelado
Ela segue sozinha, longe do seu amado
Vozes estranhas se misturam no ar
Seguidas de um silêncio aflito
que antecedem aquela hora
Logo o fruto do seu ventre irá chegar

Pulmões abertos,
um lindo menino começa a chorar
A emoção a domina de tal forma
que as lágrimas em seu rosto
escorrem sem parar

O que antes era medo e preocupação
agora dá lugar à emoção
A ansiedade passa a dar lugar à felicidade
Olhos atentos a cada parte daquele corpinho
Cabeça, tronco e membros
Ela vai aflita contando os dedinhos

Aquela vida tão pequena
que segura em seus braços está
Já ocupava um espaço imenso em sua vida
muito antes de chegar

Não importa quantas vezes
tenha ela que enfrentar a mesma situação
Cada nascimento é único na vida
Cada filho uma emoção

Algumas , talvez, não passem por esse corredor
pois nem todo filho nasce da carne
mas todo filho é gerado por amor
Seja como for
Eu dedico esses versos de vida
a cada mãezinha querida
Rogo a Deus por cada por cada uma delas
e aos homens eu faço um apelo
para honrem todas elas

Escrito por Soares Barbosa em 11/05/2018
Todos os Direitos Reservados


Patrono: Chico Buarque de Hollanda.
Acadêmico: Antonio J Santos.
Cadeira: 28

Mãe...
O Amor de mãe não há como o traduzir 
Em palavras, por ser um amor infinito! 
Falar desse sentimento é entender que ele 
É a mais completa forma de amor...
Um amor doado do fundo da Alma, 
E colocado em primeiro plano o bem-estar, 
Alimentando a segurança de outro ser. 
Impossível falar de mãe, 
Sem falar da pureza de um verdadeiro amor!
Do amor de uma mãe por seus filhos...

__________Antonio J Santos 
Imagem permitida por Regiane S.

 

Patrono : Manuel Bandeira
Acadêmica : Edi Almeida
Cadeira : 11

MÃE

O tempo passou e você , permanece presente , 
mesmo ausente. 
Teu corpo voltou a ser pó, mas a tua alma , 
serena e bela, resplandece onde quer que eu esteja . 
Mãe és ainda a força que me sustenta , 
o amor que me alimenta. 
Só a lembrança do teu doce sorriso ,
da palavra mansa, 
mansuetude nos atos, mesmo em horas extremas. 
Ainda lembro o dia da despedida ... hora sofrida ...
nos teus últimos instantes , 
preocupava-se comigo ... 
esquecia a tua dor e amparava-me ...
com um olhar tão profundo , 
como a querer proteger-me das mágoas do mundo.
Ah , minha Mãe ...
teu amor continua sendo o meu rumo. 
Sem ele, eu perderia o prumo , 
nos enfrentamentos dessa minha vida.
Mãe eu te amo ! 
Amar- te hei eternamente . 
Espero com toda minha fé, que é imensa , 
reencontrar-nos é questão de tempo. 
Sigo a minha vida, como você ensinou. 
Com dignidade , honestidade e amor .
Esse é o meu presente para você.
Ser , como você sempre desejou ...
Ser a sua menina , a filha que com emoção,
deixa mais esse ano essa composição,
feita com retalhos das recordações ,das tuas 
lições de vida.

Edi Almeida
Direitos reservados

 

Patrono: Castro Alves
Acadêmica: Lenir Moncorvo
Cadeira: 34

MÃE
SEMENTE QUE O CÉU
ESPALHOU
E O VENTRE DA TERRA
GERMINOU.
BROTOU AMOR... 
SUA SEIVA
A PLANTA ALIMENTOU
E A CLOROFILA
DA VIDA
A COR SE FIRMOU...
O FRUTO SE FEZ
AS RAÍZES SE MOSTRARAM
FORTES. 
SEUS CAULES DIRECIONARAM O NORTE
NEM MESMO O
TEMPORAL E O VENTO
FORTE, SUA
ESTRUTURA ABALOU...
POIS TU ÉS MÃE, 
MÃE DE DEUS
A MÃE DO MAIS PURO
AMOR, 
MÃE DE JESUS O SALVADOR.

-L. M-
Direitos reservados.

Patrono Garcia Lorca
Acadêmica Miriam Bilhó
Cadeira 08
Doce palavra

Efervescente sensação a nos brindar
Tanta alegria na vida a proporcionar
Nela a segurança sempre presente
A encher de ternura eternamente

Orientando com intenso amor
Nos protegendo de tanta dor
Abrindo caminhos para seguir
Os filhos procurando conduzir

Mãe uma palavra doce cantada
Por poetas em verso e prosa
Trazendo a vida Felicidade

Vivências intensas de verdade
Minha mãe guardada saudade
E nos meus filhos amorosidade

Miriam Bilhó


Patrono: Pablo Neruda
Acadêmica: Joana Tiemann Gabe 
Cadeira: 35

MÃE

Ela merece ar puro, sol, esperança. A certeza que dias melhores sempre virão.
Merece sentir a sensação gostosa do aconchego. 
Ela merece ser levada ao cinema, ao restaurante, ao museu, ao parque de diversão.
Merece ser agraciada com flores e bombons.
Ela merece sonhar que o mundo é feito de paz.
Merece reconhecimento, um sentimento de gratidão.
Ela merece saúde, felicidade, vida.
Merece ser lembrada na letra da canção.
Ela merece que suas preces sejam atendidas.
Merece colo, beijo, o mais sincero aperto de mão.
Ela merece respeito, amor, compreensão.
Merece ser a musa do poeta, ser poema, inspiração.
Ela merece ver seus filhos reunidos em volta da mesa, celebrando a união.
Merece brindar o amor com um gole de champanhe.
Ela merece ser reconhecida como aquela que tem a incumbência do milagre da vida.
Merece ser chamada de rainha ou simplesmente, mãe!

Joana Tiemann


Patrono: Álvares de Azevedo 
Acadêmica: Amy Book
Cadeira: 12

Como ela pode ser tão divina?
Dentro de todas as criações de Deus,
Ela, é o ser que mais me fascina,
Cheia de doçura, e encantos seus.

Linda menina, que vira mulher;
Dentro do ventre gera uma vida,
Breve, em seus braços , bem-me-quer...
Em plena sua natureza devida.

Cede o seu corpo para a geração;
Sendo o lindo ser, e seu semelhante,
Junto a ela, bate um novo coração.

MÃE, divindade perfeita, que dá a luz,
Ao ser, que de seu corpo se alimenta,
E, para uma nova vida que o conduz...

SONETO SER MÃE 
Amy Book
Direitos autorais reservados®

Patrono: José Lins do Rego
Acadêmico: Chico Mulungu
Cadeira: 24

A BELA FLOR DE MAIO

Dos seres que Deus criou
No mundo por Sua mão
O ser mãe foi o melhor
De guardar no coração,
Nunca nasceu outro igual
Apesar da evolução.

Facilmente se comprova
Que mãe foi feita de amor,
De virtude e de bondade
O que imprime seu valor
No pergaminho da vida
De quem sente o seu calor.

O drama de quem tem mãe
Certamente é mais feliz
Neste palco desigual
Onde o improvável condiz...
Deixando tudo mais triste
Sem a fala dessa atriz.

Para um filho que a cativa
Mãe é bela flor de maio
Que desabrocha num ramo
Instintivo em grande raio.
De proteger sua prole
Traz a sina, sem ensaio

No jardim dos animais
É o homem que lidera
E a mulher por ser mãe,
É que no amor impera,
Assim como toda fêmea
Que sobre a Terra prospera.

O vivente que tem mãe
Tem motivos pra sorrir,
Seja gente, animal
Ou ave a reluzir
Nas alturas. Todos querem
O calor de mãe sentir.

Aqui fecho a cortina
Do palco deste legado,
Que escrito em cordel
Define quem é amado
Em sua saga terrena
Por mamãe, ser elevado.

___Chico Mulungu

Direitos preservados
Ilustração extraída da internet

Patrono: Vicente de Carvalho
Acadêmico: Elísio Mattos
Cadeira: 15
 Mãe...

Mãe de todos
Como é bom ser mãe
Sentir o calor
Sentir o amor
Sentir o prazer de poder trazer consigo
Durante 9 meses, 270 dias,  6.480 horas e 38.880 minutos
Um ser, um bebê
Que ao longo do tempo sempre será o amor maior
Onde em um dia ao meio de 365 dias será só meu
No meu dia...
Onde se comemora o meu dia, o dia das mães...
Mas que todos os outros dias
Como diz um ditado popular
" Ser mãe, é padecer no paraíso
Poder sentir, poder chorar
Poder dores sentir quando se dá a luz
Quando um filho nasce...
Esforço e choro que se faz presente, mas um presente diferente
Um presente de amor
Hoje neste dia pude contigo lembrar
Todas as travessuras por ti feitas
O aprender dos primeiros passos
Do aprendizado do falar
Só falar mamã pela primeira vez
Como é gostoso ser mãe...
Como é gostoso termos um dia só nosso
Que bem sabemos que todo dia é nosso dia
Como é bom ser chamada de mamãe
Como é bom ganhar um beijo neste dia
Um beijo diferente donde todo dia
Aquele abraço apertado
Aquele beijo gostoso...
Aquele obrigado
Mamãe...

Poetólogo
Elísio Mattos O Escritor
O Lord

Direitos reservados
Lei: 9610 de: 19/02/98
Patrono : Gonçalves Dias
Acadêmica: Elaine S Santos
Cadeira: 40

Mãe, um elo eterno de amor...
 
No calor do seu ventre
Aconchegado cresci
Seus cuidados diários me fizeramCom saúde me desenvolver
E mês a mês mais forte ser
A cada instante queria demonstrar
O quanto eu iria eternamente te amar
A sua barriga sempre estava a chutar
Ouvindo sempre uma voz carinhosa falar
Que eu fosse descansar 
Para um lindo bebe eu me tornar
E nesse momento um toque suave 
Na minha placenta se fazia notar
Quando seus dedos carinhosamente 
Estavam a me acarinhar
Os dias a passar
E a mesma doce melodia da sua voz 
Estava lá a me ninar
Me enchendo de alegria e paz
Deixando-me seguro e confortável
Se meus olhinhos eu fechasse
Conseguia seu suave rosto imaginar
E assim belos sonhos sonhar
Ficava imaginando como 
Seria sublime o seu olhar
Quando a primeira vez 
Em seus braços você
Puder com jeitinho e carinho me segurar
E então nesse instante
Saberei que nosso amor
Jamais se quebrará
Porque minha mãe enfim,
Você se tornará
E a felicidade completa
Poderemos desfrutar e
Você e eu um elo de amor
Eterno formar...

Elaine S Santos
Direitos reservados pela Lei 9610/1998.

 

Patrono: Cláudio Manuel da Costa 
Acadêmica: Rita Arruda 
Cadeira: 48

TE AMO MÃE

Estou aqui mãe!
Neste mundo de descobertas.
Com minha professora.
Preciso mesmo ficar longe de voçê.

Estou apreendendo, sim.
Não passam as horas.
Estou atento ao que me diz.
Quanto à crescer!
Sinto tanta falta da senhora.

Embora, cante e brinque.
Tenho amigos, amor e carinho também. 
Entre o 1, 2, 3...10 e o abc...
Ganhamos abraços e beijinhos.
Importa errar ou acertar, temos um colinho pra nos aconchegar.

Estou aqui, para aprender.
O futuro, dificuldades, tristezas superar.
Vibram meus olhinhos ao te ver.
Sou pequenino, Mãe!
Ouço tudo o que tens a me dizer.

Serei seu aprendiz.
Meu amor incondicional para sempre irá ter.
Estou tão feliz.
Esta homenagem é pra voçê. 
Seus passos irei seguir.
Como cuidas de mim.
De ti cuidarei até morrer.

(Foto Arquivo pessoal)
Lages SC - 11/05/2018


Patrono: Vicente de Carvalho
Acadêmico: Elísio Mattos
Cadeira: 15

MÃE...

O alimento da vida 
A definição do verdadeiro amor
Tem sempre nos braços a acolhida 
É o verso que nos faz de amor, tudo entender
Por ser o único que define com exatidão 
Do amor a verdadeira essência
Sem precisar  explicação 

Mãe, só essa palavra define o poema 
Que tudo diz sobre o que eu possa compor 
Para ele não existe rima 
Por que é a essência mais pura do amor...

Ser mãe é ter o privilégio 
De ser convidada por Deus 
Para também ser 
Co- criadora da sua mais sublime criação...
O homem, o humano
Ajudando-o a ter 
Um divino coração...

Poetólogo
Elísio Mattos O Escritor
O Lord

Direitos reservados
Lei: 9610 de: 19/02/98

Nenhum comentário:

Postar um comentário