segunda-feira, 11 de junho de 2018

PREMIAÇÃO DO GRUPO INTENÇÃO E GESTOS

PREMIAÇÃO DO GRUPO INTENÇÃO E GESTOS

Com o intuito de promover e valorizar sempre os poetas que nos brindam com seus belíssimos versos no grupo Intenções e Gestos da AVL, semanalmente através da direção impecável de nossa querida confreira Miriam Bilhó,  responsável pela Equipe de Divulgação da Academia, com a colaboração de um corpo de jurado minuciosamente  atencioso e competente, composto pelos nossos queridos confrades e confreiras Antonio J Santos, Kainha Brito, Maria Celia Pinho, Marilene Alagia Azevedo, Nanda Lua Nova, Mauricio Antonio Veloso Duarte e Soares Barbosa temos o imenso prazer em homenagear os poetas, concedendo a eles(elas) um Certificado de Menção Honrosa 'MÉRITO COM LOUVOR'.
Vamos aos vencedores dessa semana.


MENÇÃO HONROSA “MÉRITO COM LOUVOR”
 
PRIMEIRO LUGAR
POEMA: "CEGOS"
POETA: VERÔNICA NOBLAT 


POEMA VENCEDOR
 
Cegos
 
Não vistes minhas dores
Negaram-me amor
Bateram-me, me abandonaram
Meu pai?
O que é isso?
É o resultado de um estupro?
Acho que meu filho tem um,
Só não sei qual deles!
Não conhecestes minhas dores 
Negaram-me abrigo
Sem oportunidade para estudar
Vendi bala nos semáforos 
Catei papelão para sobreviver
Furtaram-me a dignidade,
Privando-me de sonhar
Não sabes nada da minha vida 
Enquanto desfilavam moda 
Eu estava passando fome 
Enquanto eu estava sendo estuprada 
Os políticos passavam em seus carros blindados
Nada sabem de mim
Por que não me acolheram? 
Não me mostraram um mundo diferente? 
Não me deram amor?
Não me deram de comer?
Ninguém me via?
Mas me viram assaltar a mão armada 
E roubar uma lata de leite
Jogaram-me n’uma cela 
Tão minúscula quanto a visão 
Sangrei sem meu filho 
Sangrei sem o sol 
Sangrei sem amor
Sem absorvente
O que vocês sabem da prisão?
Nada difere das ruas 
A não ser a falta de liberdade 
Eu estava grávida 
Meu filho nasceu na prisão
Não tive visita do homem que me estuprava 
E com 6 meses de vida, levaram meu filho
Sangrei mais uma vez
Minha vida teria sido diferente se eu tivesse uma família?
Se meu País me acolhesse quando fui jogada nas ruas?
Se eu tivesse oportunidade para estudar? 
Quem eu seria hoje?
Talvez uma mulher casada, mãe de dois filhos e feliz
E não estivesse nessa colmeia
Quando eu sair daqui talvez piore 
Além de todas as marcas que carrego,
Terei a de ter sido prisioneira 
Se antes não tinha oportunidade 
Ainda mais agora 
Eu não queria 
Talvez eu precise roubar novamente.
Juro que eu não queria!
 
Verônica Noblat
 
 
 
 
SEGUNDO LUGAR
POEMA: "A  PALAVRA TRISTE DA POESIA"
POETA: RAQUEL BITENCOURT  ALNOCH
 
 
 
 
 
 
TERCEIRO LUGAR
POEMA: "PROCURA"
POETA:  MARIA TERESA MARTINS FREIRE 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário