quarta-feira, 31 de outubro de 2018

HOMENAGEM DOS CONVIDADOS DA AVL AO DIA DO POETA 2018


           Inovando sempre e procurando aproximar a AVL ao seu público de leitores, neste ano convidamos alguns colegas poetas para por um dia participarem da nossa festa acadêmica.
Porque sem convidados não existe festa!
           E com muita honra e alegria dividimos com  todos os belíssimos textos poéticos dos nossos nobres e queridos convidados.


Poeta Ismael Freire
Convidado do Acadêmico AVL Chico Mulungu


SER POETA

Ser poeta é ser um vulto genial
Engenhoso, modelo e criativo,
Sonhador, cabisbaixo e criativo
Prazenteiro simpático e social.

No respeito, no critério e na moral,
Épico, hábil, alegre e festivo,
Não mentir ao próximo, ser positivo,
Sobre tudo, amar a Deus Celestial.

Agremiar-se, não ser um misatropo
Ser caritativo, nobre, filantropo,
Na força, no estímulo, no encanto.

No amor, na paz e na integridade,
Crê na Virgem, nossa Mãe e na trindade,
De Deus Pai, Deus Filho, Espírito Santo.

Ismael Freire

(Um decano poeta guarabirense, hoje aos 94 anos.)


Poeta Raul Bueno
Convidado da Acadêmica AVL Areli Potiguara

" Poetas..."
Poetas acariciam sem usar a mão;
sem dizer uma palavra, tudo falam,
pois expressam o que sentem num olhar
e que, escondido, guardam em seu coração
e seus segredos quase sempre calam,
entoando melodias sem cantar.
Poetas trazem em suas almas, presa
a dor pungente da louca saudade
daquele instante em que foram felizes,
numa ardente chama , que mantêm acesa
a apascentar a dor que os invade
e se mistura às suas cicatrizes.
Poetas podem iludir a toda gente
infiltrando frases, em meio às entrelinhas,
que só os poetas poderiam entender,
porque mantêm separada da semente
o joio, de outras ervas, daninhas,
permitindo à flor sobreviver.
Poetas muitas vezes, em silêncio, choram
porque se submetem aos seus amores,
douram o trigo pra não esquecer cabelos,
engolem frustrações que os devoram
e fingem que seu mundo é um jardim de flores,
regam canteiros mortos, por medo de perdê-los.
Poetas, mesmo assim, compõem seu verso,
porque sempre os alimenta a inspiração
que, por mais que sofram, sempre existe
em algum lugar, no vastíssimo Universo
e buscam o "sim" onde só encontram "não"
e o seu destino é ser alegre ou triste.
Poetas sofrem, como qualquer pessoa,
mas também vibram, como qualquer um
e, do amor, estão sempre à procura,
seja numa lágrima ou num sorriso à toa,
pois sempre os satisfaz o sonho comum
mas só não podem privar-se da ternura...
☆☆
Raul Poeta,


Poeta Enio Batista Filipini
Convidado da Acadêmica AVL Raquel Bittencourt

O POETA.

Alguém que nasce poeta
Nasce com grande saber
Nasce com muita grandeza
Da nobreza do seu ser

Com luz espiritual
Caneta e papel na mão
Com a mão espalham versos
Que nascem do coração

Mãos que escrevem poesias
Mãos que Deus abençoou
Com um dom de magia
Que em sua mente germinou

Poeta escreve poesias
Com aquele amor profundo
Que vai semeando cultura
Nas asas da literatura
Aos quatro cantos do mundo.

Enio Batista Filipini


Poeta Celso Ferruda
Convidado da Acadêmica AVL Vânia Maria de Souza

 VESTIDO DE POESIAS

Visto-me de poesias, no leito desse amor,
viverei os sonhos mais lindos de um sonhador.
Vestirei-me das poesias, tecidas pelo teu ser
para bordar toda a sensibilidade do meu viver.

Farei poesia do teu viver, para seres minha escrita
No canto deste poeta, cantarei tuas palavras benditas,
Emocionarei-me incontidamente, no cântico do nosso amor
Vestirei o mato sagrado da alegria, e feliz, eliminarei a dor.

Estarei vestido de poesia, pelo sentimento encontrado
então, como um soldado andarei fielmente fardado,
falarei somente das belezas que os caminhos me oferta
a palavra mais ousada será a certa, meu amor esta em festa.

Tua história e a minha, serão duas flores colhidas e escolhidas
essências que a vida colheu e perfumou, na estrada florida
Depois colorida, carimbou o retrato na memória, sorrindo
unidos, seguiremos detalhados, com belas poesias vestindo.

Celso Ferruda-Poeta Marceneiro


Poeta Marco Antonio Ferreira
Convidado da Acadêmica AVL Maria Célia Pinho


No teu luar,
cheio de bondade,
por terra e mar,
navego na felicidade,
a pensar,
na saudade,
perdi a mocidade,
nas minhas mágoas,
que levam as águas,
olhos de carinho,
choram devagarinho,
num beijo vago,
enterro o meu meu no teu lago

Mário Antonio Ferreira


Poeta Branco Almeida
Convidado da Acadêmica AVL Fernanda da Cunha Oliveira


IMMACULATA

Te amarei em estreitas e lisas curvas
Densas de amor e descuido
Amor que calo, que paro, que tudo
Que falo, que clareia, que turvas.

Te amarei num só pedaço de momento
De lucidez ou inteiro de loucuras
De pura dor, de alegria ou de ternuras
Como paraíso, como inferno ou só alento.

Te amarei onde me espere em tocaia
Onde me mate ou me supra de esperança
Te amarei no que me traia ou me acalme.

Te amarei por sentido, amor criança
Por um momento de paz e sem alarme
Por este amor que nos floresça enquanto caia.

Branco Almeida, in "Immaculata"


Poeta Leonir Garcia
Convidado da Acadêmica AVL Marilene Alagia Azevedo


O Ser Poeta

Somos mundos em expansão,
O universo e eu.
O feito de versos,

Diversos,
Como muitas águas,
Que são as palavras

Que alguém sorveu.

Sou testemunho da Criação
Neste Espaço Absoluto Seu.
Sou o poema vivo não revelado,

Guardado,
Em meio às verdades
Que aos poucos revelastes

Para que se tornara eu.

Aos olhos profanos, seria a esperança
Ou mesmo o sonho e quiçá o luzeiro
Mas, sou dos versos o eremita,

Das grandes veredas da Vida,
Redesenhado em paixão.
Sou a sua própria visão,

Poeta por inteiro.


SER POETA

Ser poeta é também ser amor
Desabrochando como uma flor
Espalhando sementes em jardins
Poesias e flores com seus afins.

Versos escritos vêm do coração
Regam com pétalas a multidão
Encantam corações apaixonados
Os levando a mundos encantados.

Águias poéticas vêm encantar
Demonstrando como é bom amar
Através de belas inspirações

Com seus poemas colorem o mundo
O colorindo a cada segundo
Fixando-os em lindos corações.

Nanda Cunha
Fernanda da Cunha Oliveira


Poeta José Carlos Arruda
Convidado da Acadêmica AVL Elaine S Santos


SIMPLESMENTE POETA

Difícil missão é esta. Ser poeta.
Sentimento nobre, a flor da pele
tendo o mundo todo e uma caneta
Conluio perfeito para que se atrele.

Humanidade em constante dor
todavia nele, não há desespero.
Como o perfume de uma bela flor
escreve a sua arte com esmero.

Lamenta-te! Oh! ignorância feroz
tudo que fizeres cairá por terra.
Mesmo sua incompetência atroz.

Meu poeta querido, onde estiver
faça valer as suas qualidades.
para que ela possa sobreviver.

José Carlos de Arruda.


Poeta Iria Matos
Convidado da Acadêmica AVL Kainha Brito


Amor é Amor

De tudo o que existe
Nada existe além do amor
Nada sei além de amar
Embora cause dor
Embora diga adeus
Amor é amor
Extrai de mim
O poeta que não sou
Me faço rimas e faço versos
Entre linhas metafóricas
De um bom entendedor
Porém eu confesso
Não sou poeta
Sou amor.

Iria Matos


Poeta Helena Camargo
Convidado da Acadêmica AVL Bina Cartaxo



SER POETA

Com folhas de papel em branco,
e uma sublime inspiração,
suas mãos escrevem
o que lhe dita o coração.

Suaves como pétalas de rosas,ou
como fogos em festas esplendorosas,
assim nasce a poesia...
Na alma dos poetas.

Vão espalhando magia,
como um divino menestrel ;
Em livros de capa enfeitada
ou, penduradas num simples cordel.

São místicos, são filósofos;
Ou... Até mesmo profetas.
Entre sonetos, versos e rimas...
Se constrói a vida do poeta!

Helena Camargo


Poeta José Antonio Carvalho
Convidado da Acadêmica AVL  Verônica Noblat


Bom Dia Poeta!

A minha esperança cresce na ladeira
E desliza nas águas do ribeiro puro,
Em versos e cânticos, num murmuro
Surdo, de métrica torpe e sorrateira.

Penetra no rio e mescla-se nas águas
Distintas, mais ricas, mas menos puras.
Não te submetas a tamanhas agruras.
Salva-te! Despe-te das exíguas mágoas

E volta para o teu lugar no vulgar ribeiro,
Em liberdade mata a sede ao salgueiro
E a toda a vegetação que aí cresce feliz.

E esta é a esperança do poeta que diz:
Não sejas mais poeta e menos Homem!
Vive feliz… porque as tristezas consomem!

JA18C


Poeta Gilson Rodrigues
Convidado da Acadêmica AVL Amy Book


De onde vem sua poesia?

Perguntaram a um poeta,
de onde vem a sua poesia?
Ele respondeu, com mestria,
misturando palavras e, fantasias.

Vou te contar um lúdico segredo!
De onde nascem as minhas rimas,
os meus versos são formados,
por tudo aquilo que me fascina,
tudo que Inspira a minha vida.

Quando vêm da mente,
lógica específica, física;
Quando vêm do coração,
sentimental, emocional;
Quando vêm da alma,
astral, ficção, sensacional.

Quando vêm do medo,
triste, dolorida, vazia;
Quando vêm da raiva,
dura, bruta, agressiva;
Quando vêm da vergonha,
tímida calada, contida;
Quando vêm da decepção,
solitária, quieta, amarga.

Quando vêm da felicidade
alegre, vibrante, contagiante;
Quando vêm da tranquilidade,
pacífica, calma, controlada, branda.

Quando vêm do amor,
apaixonante, envolvente, cativante;
Quando vêm do desejo.
sugestiva, provocante, abusada, ousada.

Como vêm de dentro de mim,
uma mistura de tudo isso,
sem começo, sem meio e sem fim...

Gilson Rodrigues

Poeta Marcelo Shell
Convidado da Acadêmica AVL Miriam Bilhó

POETA SOU, POETA SEMPRE SEREI

Eu nasci poeta, rimando choro com os primeiros suspiros...
Quando a minha mãe completa estava para dar a luz com dores e delírios!
E na profusão do parto, um verso farto veio como precisos tiros;
Na ampulheta do tempo, o universo no pensamento, a poesia em flor, de Salomão os lírios..............

******

Fui crescendo em saúde, no meio da juventude, declamava pelos cotovelos...
Conquistava as namoradas, numa poesia aclamada, no desenrolar de espessos novelos!
Tecia na grana do papel, a melodia descida do céu, cantarolava pelas alamedas;
No veludo do amor que me atiçava, a cada mulher que triangulava, nas pernas revestidas de sedas......

*******

Atualmente, sou um poeta de tempo integral, um trovador dos galanteios...
Tenho amigos em cada madrigal, conquistador inquebrantável dos meios!
Das artimanhas que a poesia oferece, sou das façanhas a prece, oração ritmada;
Teço a rede da pesca, o tema ofereço para a mente que refresca, o corpo afável e a alma contemplada.

....... Marcelo Shell .......



Poeta Arcelio Alfredo Zitha
Convidado do Acadêmico AVL Antonio Montes

Poesia

Tudo no meu mundo é poesia
A dor que já não é mais dor
A alegria que se transmuta em dor
E a dor que se converte em alegria

O canto do pardal na serra
O cantarolar do galo na alvorada
O rugir á noite das ferras
E o grasnar dos corvos á noitada

Tudo é poesia no meu dia-a-dia
O medo que já não me dá medo
E a coragem que sempre me guia

Poesia é isto a música da vitória
O olhar reluzente dos cegos
E a vontade de viver mais um dia

Arcelio Alfredo Zitha


Poeta Sirley Santos
Convidado do Acadêmico AVL Luizão Bernardo


Peço Silêncio!

Peço silêncio!
O poeta escreve.
Ele escreve as coisas da vida da morte,
Do bem e por que não do mal?
Silêncio!
Ele escreve sentimentos passados, presentes
E fica tentando adivinhar os futuros
Silêncio!
Ele escreve palavras soltas, devaneios e sonhos.
Pois quem nunca os teve?
Ele escreve da vida porque a vida é assim
Esse turbilhão de sentimentos.
Silêncio!
Ele é um poeta
Ele TE descreve!

Sirley Santos


Poeta 
Convidado do Acadêmico AVL Antonio J Santos


Amar você

Amar você
é sorrir com a tristeza
e chorar de felicidade.
Amar você
é sonhar teus sonhos,
realizar tuas fantasias
é ser feliz a todo momento.
Amar você
é saber que haverá um amanhã
e que estaremos juntos nele.
Amar você
é idealizar você aqui
e ser seu sopro de felicidade.
Amar você
é ter você como sol e
ser tua estrela todas as noites.
Amar você


Poeta Dila Anizete
Convidado da Acadêmica AVL Maria Socorro

.
Não há

Horas acordadas
Na madrugada sem fim
Penso em você, só você
Nos beijos sonhados
Nos perfume imaginável
Nos toques suaves
Que a emoção deseja
Ah! Bela ilusão... Ilusão!

Mas, não há cliques mágicos
Nos pensamentos em asas
Nem perspectivas sábias,
Nem os pontos de reticências,
Somente a sólida solidão.

Dila Anizete


Poeta Liege Vaz
Convidado do Acadêmico AVL Elísio Mattos


SIMPLESMENTE POETA


Sou poeta de letras soltas e simples
Palavras que saltam do meu coração
De uma alma recheada por amores
Que habitam nos versos que escrevo
Nos poemas que dizem quase de tudo
Vindos da minha imaginação...

São sentimentos de muitos ramos naturais
De raízes que se entrelaçam consistentes
Plantadas em brotos que em mim germinam
Aradas por fontes límpidas de paixões
Que versejam por todo o meu ser
Nas estrofes que registro ao tempo...

Imortalizo nas minhas obras poéticas
Tudo que sou humildemente livre
Retrato o gosto dócil pelas coisas da vida
Para poetizar a magnitude deste existir
Norteada por uma natureza florida
Vindo a polarizar o bem que há em mim.

Liège Vaz


Poeta Arilo Cavalcante Júnior
Convidado dos Acadêmicos AVL  José  Leite Guerra e Emília Guerra


O JARDIM DO POETA

Criei um jardim de muita beleza
Cultivei flores lindas e singelas
Delicadas obras da natureza
Rosas e flores, perfeitas e belas

As minhas flores são especiais
São de vários tamanhos e cores
Suaves, dóceis e originais
Exalam perfumes e preciosos odores

Não sei qual é a mais linda
E as trato com igual carinho
Mas tenho um cuidado ainda
Para não ser ferido por um espinho

O que seria de mim
Se eu não tivesse rosas
No meu lindo jardim
Amáveis, simpáticas e carinhosas

As minhas flores têm toda liberdade
E elas gostam de viver assim
Sorridentes e cheias de felicidade
Livres, leves e soltas no meu Jardim!

Arilo Cavalcanti Jr.


Poeta Marcia Tonoli
Convidado do Acadêmico AVL Antonio Montes

POETAS

Os poetas são eternos
Amantes do amor
Nem sempre vivenciam
O que escrevem
São como artistas
Que as vezes encenam
Mais de repente encontram
A alma gêmea e descreve
Esse amor nos mais lindos
Versos,nos mais singelos poemas,
Poe na escrita todo amor
Que deveras sente.
Choram por dentro
Puro sentimentalismo
Sensibilidade a flor da pele !
O romantismo predomina
No coração dos poetas.

Autora: Marcia Tonoli


Poeta Carmen Haddad
Convidado da Acadêmica AVL Edi Almeida


O poeta tem as palavras escritas no coração.
Essas palavras são tão necessárias serem colocadas para fora.

Se assim não o fizermos, ficamos sufocados.
Essa é a grande liberdade de expressão do poeta.

Gritar suas palavras, solta-las ao vento, para que sejam levadas ao Universo e, sejam transformadas em luz, para iluminar os corações!!!

O poeta também é triste.
Ele anda solitário no vazio angustiante de sua existência.

Ele precisa de afago,de ternura.
Sua alma sofre as dores da travessia.

O poeta não finge
Sua alma consegue transpor obstáculos, alcançar a razão e o coração.

Assim o poeta escreve..
A vida em versos...
Suaves...
Perfumados...
Doloridos...
Sorrindo...
Chorando...
Pois o poeta é humano!

 Carmen Haddad


Poeta Tania Rocha Parmigiani
Convidado da Acadêmica AVL Viviam Cassino

Sonhos de um poeta.

Quero apenas viajar no tempo.
Atravessar mundos em um momento.
Carregar, nos braços da vida, a cor.
Banhar na cachoeira e cantar o amor.
Quero apenas visitar o encantamento.
Ser menina por um momento.
Fugir da realidade que assola.
Sorrir e desprezar o que desola.
Carregar nas mãos um arco-íris.
A reluzir a lua e louvar a Deusa Íris.
Quero plantar a flor da palavra.
Espalhar luzes e cores nos versos.
Trazer o encantamento do universo.

Quero morar na estrela mais alta.
Visitar a lua e estar no firmamento.
Viver momentos de encantamento.
Estar no canto suave do pássaro.
Ou no orvalho que reluz brilhante.
em uma folha que voa distante.
nas margens do grito no infinito.
Ou na leveza da pluma que paira no ar.
Ou na bruma leve e solta no mar.
Quero o voo da emoção e da paixão.
subir pelos céus estrelados dos versos.
Descer em queda livre na poesia.
Balão colorido na alma do leitor.
Acender a luz da lua em seu olhar distante,
que encontra a magia no instante
do encontro da palavra escrita com amor.

Tania Rocha Parmigiani


Poeta Luciane Izabel
Convidado da Acadêmica AVL Rita Arruda


QUEM DERA

Quem dera o poeta tivesse algum poder!
Não somos as tais mentes brilhantes.
Quem disse que não podemos ser...
O que pensamos é intrigante.
Mensurável fonte de prazer!
Imaginem a beleza ímpar
Tal qual a beleza do anoitecer
O sol a lua saudar.

Ilusionar ou recitar verdades.
Com amor e total paixão.
Censuramos à realidade.
Violência, preconceito, discriminação.
Portanto, acredite nem tudo é verdade.
Nosso passatempo também é invenção.

Tentamos suavizar a escrita.
Se escrevêssemos tudo como ilusionamos!
Mas pra quem lê, entende e acredita.
Nas entrelinhas da poesia, nos encontramos.
Eu diria sim...
Ser poeta é ter a alma aventureira.
Condicionar o coração; amor sem fim.

Luciane Izabel






Nenhum comentário:

Postar um comentário