quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Meu Patrono Visto Por Mim "José Manuel Cabrita Neves"







Projeto : Meu Patrono Visto Por Mim
Patrono : Antero de Quental
Académico : José Manuel Cabrita Neves
Cadeira : 07


Toda a humanidade se questiona constantemente. Questiona-se quanto aos mistérios do universo. Questiona-se quanto às origens da vida. Enfim, vive perguntando PORQUÊ?
Também o poeta Antero de Quental não foi excepção; apesar da sua grande capacidade mental e conhecimento, pautou a sua vida numa busca constante de respostas às suas inquietações sobre as capacidades e atitudes divinas.
Entende-se nalguns poemas seus uma quase assumpção da figura de Ateu mas sempre expectante que surgisse uma luz a contrariar as suas ideias.
Morreu sem ver esclarecidas as suas dúvidas existenciais.
Dedico-lhe dois sonetos que pretendem reflectir a sua luta interior de um sentimento constante de desacreditar nos valores que a sociedade lhe transmitia.

DÚVIDAS EXISTENCIAIS DE ANTERO DE QUENTAL

Eterno insatisfeito m’interrogo,
Deixando que a ciência me responda,
Tudo o que ela saiba e nada esconda,
Que seja desta mente o desafogo!

Se a terra é achatada ou é redonda?
Se as origens são como eu advogo?
Onde todo este chão já foi um fogo,
E hoje é vegetação e é mar e é onda…

Que pela evolução seja explicada,
Toda a forma de vida anunciada
Sem a intervenção de algo divino!

É esta ansiedade que me aflige,
O querer ter razão que a mente exige
E me traz em constante desatino…

José Manuel Cabrita Neves

DÚVIDAS EXISTENCIAIS DE ANTERO DE QUENTAL (II)

Duvidosa existência no meu crer,
Serás talvez apenas invenção…
Alguém justificando a criação,
Te deu, numa palavra, a conhecer!

És a paz, o amor, és o perdão,
Sempre solicitado a interceder,
Porém como ninguém te pode ver,
Simplificando, és imaginação!

Sentindo precisar de um salvador,
A quem possa pedir algum favor,
Criou a humanidade essa figura!

Não pode assim o homem recorrer,
A essa divindade, sem esquecer,
Que é o seu pensamento a criatura!...

José Manuel Cabrita Neves


2 comentários:

  1. Maravilha! Gosto mesmo de ver a forma como os nossos trabalhos poéticos são aqui colocados. Há um enorme realce nas postagens pois como o povo diz, os olhos também comem!. Obrigado poetisa Sónia Gonçalves pelo trabalho e dedicação a esta maravilhosa página. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite poeta José!Feliz que esteja gostando dos trabalhos, realmente no blog ganham um toque de magia e tudo fica mais bonito, mais harmonioso!!!Grata pela visita e comentário...Bjos

      Excluir