domingo, 16 de outubro de 2016

MEU PATRONO VISTO POR MIM – CLEUSA MELO

Patrono: Renato Russo.
Acadêmica: Cleusa Melo.
Cadeira: 26
Meu Patrono Visto Por Mim.

Para mim, Renato Russo é o maior músico Brasileiro.
Na sua época com suas letras fortes e questionadoras podemos verificar que após vinte anos da sua morte parecem ser atuais. “Quem ouve, por exemplo, que “País é Esse” ou “Geração Coca-Cola” pela primeira vez acha que foram escritas na semana passada, de tão atuais que são.
Será que Renato Russo conseguia ver o futuro? Ou foi o Brasil que ficou parado com a mesma podridão na política, na educação, na saúde? Afinal que país é esse?
Vamos falar das obras de Renato Russo
Quem nunca se emocionou ao ouvir “Pais e Filhos”, vivendo o mesmo conflito identificando com um dos personagens? Quantos filhos e ou Pais se reconciliaram depois de ouvi-la?
Quem nunca se imaginou ter um romance igual ao do Eduardo e Mônica?
Quem nunca esteve numa roda de amigos tocando violão não cantou uma música do Renato ou preferiu a tarde ir à praia ver como o vento estava?
Quem nunca se imaginou em uma das letras do Renato Russo?
São tantas canções que tocam nossa alma e transbordam nosso coração de alegrias e boas lembranças que até nos emocionam, tenho certeza de que algumas das músicas dele já fizeram parte de algum momento especial da sua vida. Neste momento você está se lembrando ou cantarolando alguma enquanto lê.
Renato tinha uma forma especial de escrever que permitia e permite o ouvinte se transportar para a história de cada uma de suas músicas e imaginá-las em nossas vidas. Conseguia transformar o cotidiano em belas canções, transformar as coisas simples ao seu redor em memoráveis.
Que País É Esse
Renato Russo

Nas favelas do senado
sujeira pra todo lado
ninguém respeita a Constituição
mas todos acreditam no futuro da nação

que país é este

no amazonas no Araguaia
na baixada fluminense
Mato Grosso nas gerais
e no nordeste tudo em paz

na morte eu descanso
mas o sangue anda solto
manchando os papéis
documentos fiéis
ao descanso do patrão

que país é este

terceiro mundo se for
piada no exterior mas
o Brasil vai ficar rico
vamos faturar um milhão

quando venderemos
todas as almas
dos nossos índios
em um leilão

que país é este..

Nenhum comentário:

Postar um comentário