quinta-feira, 15 de março de 2018

APOGEU POÉTICO DE ANIVERSÁRIO DA AVL

Patrono: José Lins do Rego
Acadêmico: Chico Mulungu
Cadeira: 24

*Parabéns à AVL por seu III Aniversário!*
- Apogeu Poético Festivo -

MINHA MARCADA INFÂNCIA

Minha infância foi marcada
Por carência e humildade
Entre a roça e a cidade,
Lembro-me da escalada
Percorrida, toda estrada
Que palmilhei satisfeito
Tomado pelo respeito
Que papai me transmitiu
Com mamãe boa e gentil,
Horando a quem de direito.

Lembro o cavalo de pau
De vara de marmeleiro,
Montado, fui cavaleiro,
Fui da Guarda Nacional
Com porte de general
Da brigada do Sertão,
Fantasia... emoção...
Do meu tempo de menino
Capiau, bom nordestino,
De amor no coração.

Em modesta moradia
Vivi em um chão brejeiro
Sob a luz do candeeiro
Só tendo a noite e o dia...
Mas sobrava alegria
E amor dentro do lar.
A lua pra contemplar
Era o bem maior que tinha,
Minha infância foi cheinha
D’um simples emocionar.

Nas noites dentro da rede,
Pelas frestas do telhado
Fitava o céu estrelado
E as réstias na parede,
De brincar eu tinha sede
E por ser uma criança
Tudo era esperança
No meu mundo de encanto,
De ternura e acalanto
Sem qualquer desconfiança.

Por fim chegou minha vez
De estudar, ir à escola,
O saber em mim decola
E me chama à sensatez
Quando em mim a fluidez
Do conhecer se propaga
E assim a minha saga
Nessa vida começou
Porque Deus abençoou
O que tempo não apaga.

Como eu queria voltar
A ser criança de novo
E juntar-me ao meu povo...
- Não custa nada sonhar!
Queria me transportar
À minha humilde raiz.
Se possível pedir bis
Do meu viver infantil
No mesmo chão varonil
Onde um dia fui feliz.

Chico Mulungu

Direitos preservados - 07.03.2018

Ilustração extraída da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário