sábado, 5 de dezembro de 2015

EVENTO: MEU BERÇO MEU ORGULHO * JOSÉ MANUEL CABRITA NEVES*



EVENTO: MEU BERÇO MEU ORGULHO
Patrono : Antero de Quental
Académico : José Manuel Cabrita Neves
Cadeira : 07


MEU BERÇO MEU ORGULHO

Vendas Novas minha amada,
Berço que me viu nascer…
Hei-de amar-te até morrer,
Minha eterna namorada!

É um gostar tão profundo,
Uma tão doce memória,
Que sinto de orgulho a glória,
De seres única no mundo!...

O cordão umbilical,
Que nos prende, que nos liga,
É bálsamo que mitiga
A orla sentimental…

O teu chão que então pisei,
Com a pele dos próprios pés,
Corri-o de lés a lés,
Nos tempos em que brinquei…

Quando a terra era lavrada,
Cheirava com tal pureza,
Que ao redor a natureza,
Ficava mais perfumada…

Há coisas que não se explicam,
Sentem-se no coração!
Assim, as lembranças são,
Das vivências que em nós ficam!...

José Manuel Cabrita Neves

Imagem: Vendas Novas imagem parcial poente

Nenhum comentário:

Postar um comentário